Logotipo
   

> SEGURANÇA INFORMÁTICA > Como mudar o motor de busca no Firefox

Como mudar o motor de busca no Firefox

Alguns programas alteram (com ou sem o consentimento) o motor de busca do browser Mozilla Firefox, nesta página pode encontrar algumas dicas como alterar o motor de busca para aquele que deseja que o Mozilla Firefox use.

Alguns são barras publicitárias por exemplo da Ask.com e outros, que vem normalmente nos instaladores de outros programas... é quase sempre opcional, mas muitas as opções vem de tal forma que a pessoa ao instalar se não for cuidadosa instala essas barras de ferramenta extra sem saber.

1) Tentar desinstalar no "Painel de controlo" > "Adicionar / remover programas" (ou semelhante), as diversas barras de ferramentas que se acoplam ao Mozilla Firefox, e que não desejam;

2) Reiniciar o computador;

3) Abrir o Mozilla Firefox e verifique se já desapareceu todos os "traços" visíveis dos mesmos.

(Para o exemplo deste artigo o motor de busca que desejo que apareça é o Google, poderá ter preferência por outros.)

3.1) Se já não aparece a barra do dito site, então a desinstalação terá corrido bem;

3.2) Se na barra de URL coloca algo tipo "asjhaofhaw822g2ug" e aparece o web site do Google (tipo http://www.google.com/...) com os resultados da procura então estará correto;

3.3) Se no retângulo da busca (ao lado do espaço onde coloca o endereço) coloca algo do tipo "asjhaofhaw822g2ug" e aparece o web site do Google (tipo http://www.google.com/...) com os resultados da procura então estará correto;

3.4) Se na página inicial que definiu aparece aquela que deseja então está tudo bem;

3.5) Se na página inicial predefinida (como o endereço: about:home) aparece o Google e coloca algo do tipo "asjhaofhaw822g2ug" e aparece o web site do Google (tipo http://www.google.com/...) com os resultados da procura então estará correto.

 

Se algo acima estiver mal, pode tentar corrigir seguindo os procedimentos abaixo:

3.1) Se a barra permanece visível escreva no endereço about:addons, selecione em "Extensões" o nome da barra que aparece e selecione "Remover" ou "Desativar" conforme a opção disponível e de seguida reinicie o Firefox quando for sugerido tal.

3.2) Se ao procurar da barra de endereços não aparece o site do Google mas outro, deve colocar no endereço: about:config clicar em "Serei cuidadoso, prometo!", onde diz "Filtro:" à frente escrever: keyword.URL depois selecionar o resultado e clicar duas vezes seguidas com o botão do rato (ou nas opções "Modificar) e colocar: http://www.google.com/search?&q=  clicar em OK, e já está.

3.3) Se no retângulo da busca não abre o serviço de busca que deseja basta clicar no ícone que aparece (e que tem ao lado uma setinha para baixo) > Gerir motores de pesquisa... e selecionar o que deseja utilizar, pode apagar os que não quer usar no futuro, mas não se esqueça de selecionar o que deseja usar a partir desse momento antes de sair dessa janela, só selecionar e clicar em OK.

3.4) Se a página inicial está a abrir com outro site que não aquele que deseja pode ir a "Firefox" (ou "Ferramentas") > "Opções", divisória "Geral" e na parte superior "Início" pode personalizar de diversas formas.

3.5) Se na página predefinida about:home ao colocar o termo a pesquisar vai parar a outro lado que não o site http://www.google.com/... então terá mais algum trabalho para repor o serviço correcto.

Terá de descarregar o sqlight-browser daqui: http://sourceforge.net/projects/sqlitebrowser/ (descarregue a versão mais recente, provavelmente esta) e descompactá-lo no seu computador.

Execute o ficheiro "SQLite Database Browser 2.0 b1.exe"

Descubra a pasta onde está o perfil do Mozilla Firefox escrevendo na barra de endereços: about:support e depois clicar no botão à frente de "Pasta do perfil" para abrir uma janela do Windows Explorer na pasta do perfil. Veja qual é o endereço para abrir o ficheiro: chromeappsstore.sqlite dessa pasta através do programa SQLite Database Browser. Se tiver dificuldades, pelo menos no Windows 7 é possível ao abrir a pasta nas opções do programa File > Open Database, colar na parte de cima o endereço copiado do endereço da pasta aberta anteriormente através do firefox e assim abrir o ficheiro chromeappsstore.sqlite com mais facilidade.

Depois de aberto o ficheiro pode ir à divisória "Browse Data" e clicar duas vezes seguidas na primeira opção, na parte que diz "value" e alterar para:
 

Google normal:

{"name":"Google","searchUrl":"http://www.google.com/search?q=_searchTerms_&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a"}

Google encriptado:

{"name":"Google","searchUrl":"https://encrypted.google.com/search?q=_searchTerms_"}

Yahoo:

{"name":"Yahoo","searchUrl":"http://search.yahoo.com/search?p=_searchTerms_"}

Bing:

{"name":"Bing","searchUrl":"http://www.bing.com/search?q=_searchTerms_"}

Sapo:
 

{"name":"Sapo","searchUrl":"http://pesquisa.sapo.pt/?q=_searchTerms_&enc=utf-8"}

 

Depois clicar em "Apply change", de seguida File > Save Database, e depois File > Close Database.

Atualize a página about:home e já deve ao colocar na caixa de busca um termo a procurar, aparecer o site correcto.

 

Fontes de informação:
- http://support.mozilla.com/pt-PT/questions/779082
- http://kb.mozillazine.org/Keyword.URL

Google, Bing, Yahoo, Sapo, Ask.com, Mozilla e Firefox são marcas registradas propriedade das respectivas empresas/ organizações.

Atualização mais recente: 2013-04-05